A água é um agente contaminante químico em óleos e a umidade relativa a 100% estará presente sob a forma de bolhas em sistemas hidráulicos (água livre). Onde a água está presente em um sistema, os efeitos poderão ser danosos quando não forem monitorados e controlados adequadamente.
Quando existe água livre em um óleo, as bolhas que ele forma podem interferir na contagem de partículas e, portanto, afetar nos resultados desejados. Normalmente, o excesso de água fornece uma leitura mais suja, portanto errática, do que a limpeza real do sistema.
Na MP Filtri, nós disponibilizamos opções de sensores para a água junto com nossos produtos e aparelhos, através das quais é possível monitorar os níveis de água no seu óleo hidráulico e permitir que você mantenha seu sistema em boas condições. O monitoramento e controle deficiente da água podem levar a alguns ou todos os seguintes efeitos:
- Vida útil do componente mais curta
- Erosão por fio e cavitação vaporosa
- Fragilização por hidrogênio
- Oxidação
- Desgaste de componentes
Todos eles podem existir com vários graus de severidade, dependendo dos projetos de sistemas individuais; no entanto, os resultados podem ser catastróficos tanto para os equipamentos como para o pessoal. Na MP Filtri, nós recomendamos a você que defina uma configuração de alarme máximo para a quantidade de água no seu óleo e, tanto quanto possível, operar dentro e abaixo desse limite para que a água nunca se torne um problema.
Visando o aumento da vida útil do sistema, o óleo deve permanecer sempre relativamente translúcido. Onde se verifica a existência de altas concentrações de água, o óleo pode apresentar-se turvo ou opaco. Neste caso deve-se considerar a substituição do óleo por outro novo.
Para prevenir o risco de falhas induzidas pela água como agente contaminante, pode ser usada e tomada em consideração a lista a seguir.
- Gerenciamento e manuseio de óleo
- Uso de respiros ou proteção do espaço superior do tanque
- Lavagem de sistemas e proteção durante esta operação
- Grau de proteção IP do equipamento instalado no sistema e sua suscetibilidade à entrada de umidade
- Formação de condensado na área ao redor
- Vedação secundária para aplicações críticas
- Armazene os tambores de óleo em espaços interiores
- Drenagem periódica de sistemas particularmente suscetíveis
- Treinamento do operador