Conforme foi abordado nas seções anteriores deste Centro de Conhecimento, a maioria dos sistemas é, por natureza, heterogênea. Os contaminantes em seu processo não são distribuídos uniformemente e, portanto, os dados visualizados na instrumentação podem variar de um minuto para o outro.
A capacidade do processo é a capacidade de um sistema manter um determinado nível de trabalho. Na maioria dos casos, as médias junto com o desvio padrão precisam ser levadas em consideração para chegar a um resultado reproduzível e previsível. Tomar o resultado médio isoladamente pode ser uma fonte de erro.
Conhecer a capacidade do seu sistema pode informá-lo no referente a decisões para substituir filtros ou adicionar filtros ao seu sistema. Dependendo da eficiência do seu sistema, ele pode prolongar ou encurtar o tempo entre as substituições dos elementos. Além disso, você pode usar esses dados estatisticamente estáveis para ajudá-lo em outras áreas de melhoria contínua e justificativa de propostas. Também torna as configurações de limite de alarme de aviso mais adequadas.